terça-feira, 15 de maio de 2012

Encontro 07: Missa e Liturgia - Parte I

A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico. 


Existem os que vão para cumprir um preceito, há os que vão à Missa para fazer seus pedidos e orações e há aqueles que vão à Missa para louvar a Deus em comunhão com seus irmãos. A Missa não é uma obrigação ou convenção social. É preciso compreender que Deus realmente está presente nela e fala diretamente conosco. Ao entrar na igreja deixe de lado seus problemas e preocupações com o mundo e se entregue totalmente nas mãos do Nosso Senhor. 


Algumas informações importantes sobre a missa:


Cores litúrgicas:

Roxo: Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

Verde: É usado nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana do Tempo Comum (o Tempo Comum é constituído por todos os dias do ano que não estão incluídos no Advento (antes do Natal) ou na Quaresma (antes da Páscoa). O verde simboliza o crescimento e a esperança.

Branco: Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.




Vermelho: Lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

Estolas - Cores litúrgicas.

Objetos Litúrgicos:

Objetos litúrgicos 
A liturgia inclui dois elementos: o divino e o humano. 

Ela nos leva ao encontro pessoal com Deus, tendo como Mediador o próprio Cristo. Portanto, a Missa é mais do que um conjunto de orações: ela é a grande Oração do próprio Jesus, que assume todas as nossas orações individuais e coletivas para nos oferecer ao Pai, juntamente com Ele. Os anjos presentes oram por nós e oferecem nossa oração a Deus. É o presente mais agradável que podemos oferecer à Santíssima Trindade. Cada vez que olhamos cheios de fé para a Santa Hóstia, ganhamos uma recompensa especial no céu. Entretanto, se não conhecemos o seu valor e significado e repetimos as orações de maneira mecânica, não usufruiremos os imensos benefícios que a Missa traz. 

O canto na Missa está a serviço do louvor de Deus e de nossa santificação. E cada canto deve estar em sintonia como momento litúrgico que se celebra. 

Devemos nos portar de forma respeitosa durante as Missas em espírito de oração. Não devemos desviar nossa atenção de Jesus, muito menos a do nosso irmão com brincadeiras e conversas. Devemos nos vestir de forma adequada, pois devemos nos apresentar de forma digna diante de Deus. Devemos evitar roupas curtas (saias ou bermudas), transparências e decotes, estampas que sejam contra a fé e o uso de bonés. Não se masca chicletes ou se faz lanches durante a Missa. Ah, o celular também deve ser desligado. Não devemos deixar que nada atrapalhe a nossa conexão com o Senhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário