terça-feira, 15 de maio de 2012

Encontro 07: Missa e Liturgia - Parte II - Missa Catequética

No último dia 29 de abril, a Pastoral da Crisma promoveu uma Missa Catequética que foi celebrada com muito amor e didática pelo nosso pároco Pe. Idálio para que crismandos e comunidade pudessem entender melhor sobre o mistério e a beleza de se viver a Eucaristia. Afinal só se ama aquilo que se conhece bem! Quer saber como foi?



Resumindo para compreender melhor
Missa passo-a-passo

1. Na entrada, ato Penitencial, Glória, Oração, nós falamos com Deus. 

Entrada e Saudação: Na entrada a Comunidade recebe o celebrante, ao mesmo tempo em que responde: "Eis me aqui Senhor!". Iniciamos a Missa colocando a nossa vida e toda a nossa ação nas mãos da Santíssima Trindade (Sinal da Cruz).


Canto de Entrada



Celebrante e auxiliares reverenciando a Cristo

Celebrante beija o altar em
sinal de respeito à  Cristo

Ato Penitencial: a comunidade e cada um dos fiéis reconhece a condição de pecador, com verdadeiro e profundo arrependimento e, com o firme propósito de não cometê-los mais, suplicamos a misericórdia de Deus e seu eterno amor, que pela intercessão de Jesus Cristo nosso Salvador, somos perdoados. Atenção: Esse perdão é só para aqueles que se confessam sempre e que não estejam em pecado grave e que participam todos os domingos da Santa Eucaristia. 

Momento de pedir perdão e reconciliar-se com o Pai


Glória: Após recebermos o perdão de Deus, concedido por sua infinita bondade através da invocação do Sacerdote, proclamamos com o coração aliviado o nosso hino de louvor e glória pela graça recebida. A liturgia prescreve o Glória nas festas solenes, bem como domingos (exceto Advento e Quaresma). Não deve ser substituído por nenhuma outra música. 


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Oração da Coleta: é um momento de silêncio, em que cada um faz mentalmente o seu pedido a Deus. Em seguida o padre eleva as mãos e profere a oração, assumindo e elevando a Deus todas as intenções dos fiéis. Após a oração todos respondem AMÉM, para dizer que aquela oração também é sua. 


Quais são as suas intensões para a Santa Missa?


2. Na Liturgia da Palavra que compreende as duas leituras, o Evangelho, a Homilia (Sermão), Deus fala conosco. 


Comentarista 


1ª Leitura: geralmente é tirada do Antigo Testamento. O próprio Jesus nos fala que nele se cumpriu o que foi predito pelos Profetas a respeito do Messias.

Salmo Responsorial: é uma resposta à mensagem proclamada para ajudar a Assembléia a rezar e a meditar sobre o que acabaram de ouvir. Pode ser cantado ou recitado. 

2ª Leitura: é sempre tirada das Cartas de Pregação dos Apóstolos às diversas comunidades e também a nós, cristãos de hoje. 

Canto de Aclamação ao Evangelho: é um breve comentário convidando e motivando a Assembléia a ouvir o Evangelho, é uma espécie de aplauso para o Senhor que vai nos falar. 


Aclamemos a Palavra de Deus

O Evangelho de Jesus segundo João, Marcos, Mateus e Lucas: conforme o tema do dia, é a Palavra de Deus solenemente anunciada, deve ser ouvido de pé e não pode estar "dividida" com nada: com nenhum barulho, com nenhuma distração, com nenhuma preocupação. É como se Jesus, em Pessoa, se colocasse diante de nós para nos falar. 


Estas são para nós, palavras de salvação

Homilia: Jesus passou aos Apóstolos o seu poder recebido do Pai e lhes deu ordem para que pregassem o Evangelho a todos os povos. O sacerdote é esse "homem de Deus". Na homilia ele "atualiza" o que foi dito há dois mil ano e nos diz o que Deus está querendo nos dizer hoje. Baseado nas leituras, sempre relacionadas entre si, o Sacerdote faz a explicação e reflexão do que foi ensinado. É nesta hora que aprendemos grandes lições de vida e fazemos o firme propósito de aplicá-las em nossas vidas. É também a hora em que podemos entender o poder da Palavra de Deus que nos liberta e faz de nós seus novos apóstolos.



Momento de muita atenção, partilha sobre o
Evangelho e as  Leituras do Dia.


Profissão de Fé: A comunidade professa sua fé em Deus, em comunhão com os ensinamentos da Igreja e pela liturgia da palavra, confessando crer em toda a doutrina Católica. 


Creio em Deus Pai, todo poderoso...

Oração dos fiéis: A Comunidade unida em um só pensamento e desejo eleva a Deus seus pedidos e anseios, pedidos coletivos e também pessoais. Colocamos em Suas mãos as nossas preces de maneira oficial e coletiva. Mesmo que o meu pedido não seja pronunciado em voz alta, eu posso colocá-lo na grande oração da comunidade. Assim se torna oração de toda a Igreja.
Escutai as nossas preces, Senhor!

3. A Liturgia Eucarística: Ofertório, Oração Eucarística e a Comunhão é o Coração, o Centro da Missa. 



Procissão das Oferendas: As principais ofertas são o pão e vinho, frutos do nosso trabalho que, pelo poder de Deus, mudam-se no Corpo e Sangue do Senhor. As demais ofertas representam igualmente a vida do povo, a coleta do dinheiro é o fruto da generosidade e do trabalho dos fiéis em sinal de gratidão e contribui na conservação e manutenção da casa de Deus. No entanto, a oferenda mais importante é a nossa própria vida. Assim como a água colocada no cálice torna-se uma só coisa com o vinho, também nós, na Missa, nos unimos a Cristo para formar um só corpo com Ele.

"Venho Senhor minha vida oferecer
como oferta de amor e sacrifício."

Prefácio (Santo) O celebrante convida a Assembléia para elevar os corações a Deus, e a proclamar a Sua santidade, dando graças ao Senhor. Embora sendo pecadores, de lábios impuros, estamos nos preparando para receber o Corpo do Senhor. 


Hosana ao Rei


A Consagração do pão e do vinho é o momento mais importante da celebração. 

Consagração do Pão e Vinho: Pelas mãos e oração do Sacerdote o pão e o vinho se transformam em Corpo e Sangue de Jesus. Por ordem de Cristo e recordando o que o próprio Jesus fez na Ceia e pronuncia as palavras "Tomai todos e comei..." O celebrante faz uma genuflexão para adorar Jesus presente sobre o altar. Em seguida recorda que Jesus tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos dizendo: "Tomai todos e bebei...” e que ordenou: "Fazei isto em memória de mim!" Aqui se cumpre a vontade expressa de Jesus, que mandou celebrar a Ceia. Novamente começa o Sacrifício de Jesus e diante de nós está o Calvário, e agora somos nós que estamos ao pé da Cruz. No silêncio profundo e no recolhimento do nosso coração adoramos o nosso Salvador, que está crucificado diante de nós. Devemos oferecer a Jesus, nossa vida, dores, misérias e sofrimentos para ser crucificado junto com Ele, na esperança da Salvação e da vida-eterna. Tudo isso não podemos ver com os olhos do corpo, mas temos que ver com os olhos do coração e da alma. "Tudo isso é Mistério da fé”. Estamos diante do Mistério de Deus. E o Mistério só é aceito por quem crê.


"Este é meu corpo"

"Este é meu sangue"

"Fazei isto em memória de mim."

Orações pela Igreja: A primeira oração é pelo Papa e pelo bispo Diocesano, são os pastores do rebanho, sua missão é ensinar, santificar e governar o Povo de deus. Por isso a comunidade precisa orar muito por eles. Rezar pelos mortos é um ato de caridade, a Igreja é mais para interceder do que para julgar, por isso na Missa rezamos pelos falecidos. Finalmente, pedimos por nós mesmos como "povo santo e pecador". 


"Lembrai Senhor da vossa Igreja"

Por Cristo, com Cristo e em Cristo... Neste ato de louvor o celebrante levanta a Hóstia e o cálice e a assembléia responde amém. 


Por Cristo, com Cristo e em Cristo

Pai Nosso e Oração Pela Paz: Com o Pai Nosso começa a preparação para a Comunhão Eucarística. Essa belíssima oração é a síntese do Evangelho. Para rezarmos bem o Pai Nosso, precisamos entrar no pensamento de Jesus e na vontade do Pai. Portanto, para eu comungar o Corpo do Senhor na Eucaristia, preciso estar em "comunhão" com meus irmãos, que são membros do Corpo Místico de Cristo. Pai Nosso é recitado de pé, com as mãos erguidas, na posição orante. Pode também ser cantado, mas sem alterar a sua fórmula. Após o Pai Nosso na Missa não se diz amém, pois a oração seguinte é continuação. A paz é um dom de Deus. A paz foi o que Jesus deu aos seus Apóstolos como presente de sua Ressurreição. Assim como só Deus pode dar a verdadeira paz, também só quem está em comunhão com Deus é que pode comunicar a seus irmãos a paz.

Rezemos como irmãos

A oração que Cristo nos ensinou 





Fração do Pão: O celebrante parte a hóstia grande e coloca um pedacinho da mesma dentro do cálice, que representa a união do Corpo e do Sangue do Senhor num mesmo Sacrifício e mesma comunhão. 


Eis o mistério da fé

Cordeiro de Deus: Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Jesus é apresentado como o "Cordeiro de Deus".Os fiéis sentem-se indignos de receber o Corpo do Senhor e pedem perdão mais uma vez. 



Rito da Comunhão: Jesus agora está vivo e presente sobre o altar. É presença real no meio de nós e se manifesta em bondade e amor. A Eucaristia é um tesouro que Jesus, o Rei imortal e eterno, deixou como Mistério da Salvação para todos os que nele crêem. Comungar é receber Jesus Cristo, Reis dos Reis, para alimento de vida eterna. Jesus novamente realiza o milagre da multiplicação, partilhando o seu Corpo e seu Sangue com a comunidade. Agora seu Corpo descido da cruz não irá mais para o sepulcro, mas vai ressucitar dentro de cada um de nós. 


Que bom Senhor, ir ao Teu encontro

4. No Rito final Deus nos abençoa e Jesus vai conosco para termos uma vida santa, iluminada pelo Espírito Santo. 

Oremos!

É hora da reflexão final, tudo que sentimos e vivemos, será completado pela benção final, pelas mãos do Sacerdote, Deus nos abençoa. É preciso valorizar mais e receber com fé a benção solene dada no final da Missa. E a Missa termina com a benção. Ao deixarmos o interior da Igreja, a celebração deve continuar em cada momento de seu dia-dia, pois Jesus não ficou no altar, mas está dentro de cada um de nós. Estamos fortalecidos e prontos para vivenciar a salvação. Olhando o mundo de nova maneira, acolhendo bem a todos os irmãos, praticando a caridade e fraternidade, principalmente com os excluídos deste mundo, aos doentes, presos, marginalizados e com aqueles que não conhecem a Jesus, ensinando-os a conhecê-lo. Só ai a Santa Missa terá o verdadeiro sentido e nos fará caminhar e aproximar-nos cada vez mais da vida eterna junto à Santíssima Trindade.

Como é bom compreender a missa e poder celebrar e vivenciar a eucaristia com amor e convicção! 


Um comentário: